Juntas são interfaces (espaços vazios) que permitem a movimentação independente das estruturas de uma construção, conferindo flexibilidade sem que a funcionalidade e a segurança do conjunto sejam comprometidas. As juntas normalmente são divididas em : Juntas de Dilatação (JD); Juntas de Construção (JC); Juntas Serradas (JS); Juntas de Encontro (JE) as nomenclaturas observadas entre parênteses são as mais usadas em projetos.
Juntas de Dilatação: Definimos como sendo uma separação entre duas partes de uma estrutura, para que estas partes possam movimentar-se, uma em relação a outra, sem que haja qualquer transmissão de esforços entre elas.
Juntas de Construção: São juntas que separam as diversas etapas do processo de concretagem de grandes panos, evitando problemas causados pelos diferentes tempos de secagem (cura) do concreto.
Juntas Serradas: São previstas em concretagem contínuas de grandes panos de piso. Visam facilitar a movimentação das placas havendo ou não transmissão de esforços entre elas, uma vez que induzida a mesma trincará no trecho do mesmo alinhamento do corte, com isso teremos trincas precisas e alinhadas.
Juntas de Encontro: São juntas previstas para isolar o piso das outras estruturas como exemplo podemos citar: base de maquinas, vigas baldrames, blocos de concreto e outras, geralmente encontrada nas periferias de pisos. Para sua execução são usadas placas de isopor de 10 mm de largura como gabarito de distanciamento.